É muito importante começar os hábitos de higiene bucal do bebê antes mesmo da presença dos dentes. Isto deve ser feito com gaze ou uma fralda umedecida sobre os rodetes gengivais.

No primeiro ano de vida, o bebê tem uma forte percepção sensorial na boca onde devemos estimular com os mordedores de diferentes texturas, cores e tamanho, usar as dedeiras e introduzir a escova macia de cabeça pequena quando nascem os primeiros dentes. 

O horário do banho é um momento excelente e prazeroso para realizar a higiene bucal do bebê. Os bebês estão mais relaxados e aos poucos vão compreender e associar que é a hora de limpar todas as partes do corpo, inclusive os  “dentinhos”.

Faça com que este momento seja alegre e divertido. Invente histórias, cante música, tudo de uma forma lúdica, pois o bebê é capaz de captar as emoções (neurônios espelho) dos pais e/ou cuidadores.

Essa escovação tem que ser pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com Flúor (1000-1100 ppm ) na quantidade de meio grão de arroz cru. Isto é uma convenção estabelecida pela Associação Brasileira e Americana de Odontopediatria e não há riscos para criança se ela ingerir essa concentração e quantidade. Já com bebês dos 2-4 anos de idade, recomenda-se um grão de arroz com a mesma concentração e acima dos 4 anos de idade, a quantidade de um grão de ervilha.

 Os riscos existentes para o desenvolvimento de lesões cariosas são muito prevalentes entre os bebês de 1 a 3 anos de idade, chegando a índices de até 46% nesta faixa etária independente do gênero e classe social.

A cárie é uma doença causada pelo desequilíbrio da relação higiene / dieta e quando falamos em dieta cariogênica estamos nos referindo a mamadeiras noturnas, consumo de alimentos com sacarose, refrigerantes, guloseimas, sucos artificiais, entre outros. Este consumo leva a formação de cáries precoces da infância, também conhecido como cáries de mamadeira. Estas cáries muitas vezes tem que ser tratadas com procedimentos invasivos como: restaurações e até mesmo tratamento de canais para manter o dente de “leite” sadio até a hora da sua troca.

Portanto, o chamado “os primeiros mil dias “ do bebê são de extrema importância na prevenção de lesões cariosas, através de uma higiene bucal adequada e uma dieta equilibrada.

Hábitos de sucção sem fins nutritivos como: chupeta e dedo devem ser orientados pelo seu Odontopediatra, assim como o uso de mamadeira prolongado. Hábitos parafuncionais como, bruxismo, muito frequente na infância deve ser observado e comentado com seu Odontopediatra.

Então, tudo isso é importante para que os Odontopediatras saibam reconhecer e modificar os fatores de risco para o desenvolvimento das doenças bucais, já que os eventos ocorridos na infância podem impactar a vida adulta, determinando a condição futura da criança.

“O sorriso do bebê reflete o carinho e o amor que temos por ele.”

 

Ciro Pasquale
Especialista em Odontopediatria e atendimento de Bebês
Especialista em Ortodontia
Atendimento na Clínica Prodent – Avenida Paulo Broilo 831

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.